Facas e serras circulares são ferramentas versáteis utilizadas para cortar diversos tipos de materiais de forma rápida e eficiente. Elas são amplamente utilizadas em diferentes setores e exigem cuidados adequados para garantir a segurança e a qualidade dos cortes.
Assim, algumas das áreas em que as facas e as serras circulares são comumente usadas incluem indústrias metalúrgicas, madeireiras, têxteis, de papéis, de alimentos e na construção civil. E para cada uso elas possuem algumas diferenças entre si, por isso, na sequência diferenciamos cada uma.
Facas circulares
Como você já deve imaginar, as facas circulares são lâminas em formato circular, que giram em alta velocidade. Existem diferentes tipos e dimensões de facas circulares, projetadas para diferentes aplicações. Por exemplo: as da ADES Ferramentas são produzidas em aço M2 –HSS com dureza 63-65 HRC. Servem para cortes de tubos metálicos, tecidos, papéis, borrachas, plásticos, lonas, papelão, couro, etc.
Serras circulares
As serras circulares são semelhantes às facas circulares, mas têm dentes ao longo da borda da lâmina. Esses dentes são projetados para cortar materiais de forma eficiente, fazendo movimentos de corte contínuos.
São frequentemente usadas em trabalhos de construção e marcenaria, para cortar madeira, mas também podem ser usadas para cortar plástico, metal e outros materiais. As serras circulares da ADES Ferramentas são produzidas em aço M2 – HSS com dureza 63-65 HRC e utilizadas para a operação de corte de profundidade pequena, sobretudo para fazer ranhuras e cortar perfis de fina parede. Podem ser utilizadas em aço, ferro fundido, metais não ferrosos e plásticos.
Facas e serras circulares de Inox
Facas e serras circulares de Inox da ADES Ferramentas são produzidas em aço inox com dureza 54/56 HRC e resistentes à oxidação. São fabricadas especialmente para cortes no setor alimentício. E fabricadas sob medida para a necessidade de cada cliente.
Cuidados ao manusear facas e serras circulares
Por serem altamente cortantes, as facas e serras circulares podem ser perigosas se manuseadas de maneira inadequada. Assim, quando se trabalha com elas é importante seguir medidas de segurança adequadas e tomar os cuidados que você pode conferir na sequência:
- Use EPI (Equipamento de Proteção Individual): Sempre use óculos de segurança, protetor auricular, luvas e vestuário adequado ao lidar com facas e serras circulares. Esses equipamentos podem ajudar a proteger seus olhos, ouvidos, mãos e corpo de lesões.
- Conheça a ferramenta: Antes de usar facas ou serras circulares, familiarize-se com as suas características e funcionalidades. Leia o manual do fabricante para entender as orientações específicas de segurança e o modo correto de operação.
- Treinamento e experiência: Se você não tem experiência prévia com facas ou serras circulares, busque treinamento adequado antes de usá-las. Procure por cursos ou instruções fornecidas por profissionais qualificados para aprender as técnicas corretas e as práticas de segurança adequadas. E, preferencialmente, nos primeiros usos tenha o acompanhamento de pessoas com experiência que vão lhe orientando ao longo do processo.
- Estabilize a peça de trabalho: Ao cortar materiais, certifique-se de que eles estejam adequadamente fixados e estabilizados. Use grampos, dispositivos de fixação ou outros métodos apropriados para evitar que a peça se mova durante o corte. Pois uma peça que se mova, além de estragar o seu corte, pode causar acidentes sérios.
- Mantenha as mãos afastadas da lâmina: Nunca coloque as mãos perto da lâmina enquanto estiver em movimento. Use dispositivos auxiliares, como empurradores ou gabaritos, para manter as mãos afastadas e protegidas.
- Desligue a energia antes de ajustes e trocas de lâminas: desconecte a serra circular da fonte de alimentação.. Isso evita o risco de acionamento acidental da lâmina durante o manuseio.
- Evite roupas largas: Use roupas ajustadas ao corpo ao operar facas ou serras circulares. Roupas largas ou soltas podem ficar presas na lâmina ou em outros mecanismos da ferramenta, causando lesões.
- Trabalhe em uma área bem iluminada: Certifique-se de que a área de trabalho esteja adequadamente iluminada. Isto permitirá que você possa ver claramente o que está fazendo e ajuda a evitar cortes imprecisos ou movimentos errados.
- Esteja atento e concentrado: Mantenha-se focado na tarefa em mãos e evite distrações. O uso de facas e serras circulares requer atenção total para evitar acidentes. Inclusive porque seu corte é muito rápido.
- Faça manutenções e Mantenha as lâminas afiadas: Lâminas cegas podem exigir mais força para cortar, aumentando o risco de escorregões ou solavancos inesperados. Mantenha manutenções regulares para se certificar que as lâminas estão afiadas e em condições de uso, pois também garantirá um corte mais limpo. E, se preciso, não exite, substitua-as!
Lembramos que estes são somente alguns dos cuidados essenciais e gerais a serem seguidos. Para cada tipo de uso existem ainda outras orientações que você deve saber antes de utilizá-las.
E para você que precisa substituir as suas facas e serras circulares. Chame a ADES Ferramentas por WhatsApp! Nós teremos o maior prazer em lhe atender!
A ADES Ferramentas foi fundada em 1955 na cidade de São Leopoldo/RS. Somos especializados na fabricação de ferramentas de corte, como: facas e serras circulares para metais, vira machos T/T, bits redondos, bits quadrados, bedames, haste cônica, desandador universal, alargador de expansão, saca parafuso, porta ferramentas, entre outros. Estamos presentes nas melhores lojas de ferragens do ramo, ocupando lugar de destaque no segmento metal mecânico. Atendemos todo o Brasil e também em vários países do Mercosul. Confira mais em nosso site!
Uma resposta em “Você sabe o que são facas e serras circulares?”
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.